sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BACALHAU DE CORVINA - Fantástico!!!


Bacalhau de Corvina
Um prato que parece bacalhau, mas fica bem mais barato!



Peixe
1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça (+/- 2,5 Kg)- ou outro peixe de água salgada
500 g de sal grosso
Sal de bacalhau
400 g de polaca em lascas (ou bacalhau salgado e desfiado)

modo de preparo

Peixe

1 – Numa assadeira grande coloque uma grade e sobre ela 1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça e sem o rabo (+/- 2,5 kg). Espalhe 500 g de sal grosso no interior do peixe, cubra-o com um saco plástico aberto, coloque um peso sobre o peixe (saco de arroz, de sal) e deixe na geladeira por no mínimo 48 h.

OBS: Na metade deste tempo retire o peixe da geladeira, vire-o, escorra a água que se formou na assadeira e volte-o para a geladeira.

2 – Depois deste período retire o peixe da geladeira, retire o sal grosso batendo o peixe e lave-o bem em água corrente.

3 – Com uma faca bem afiada corte os filés e divida-os em 3 pedaços cada. Coloque os filés e aparas em uma tigela com água gelada para dessalgar e leve a tigela tampada para a geladeira por no mínimo 24 h, trocando a água 4 vezes durante este período.

Sal de bacalhau

3 – Num processador coloque 400 g de polaca em lascas e bata por 1 minuto. Transfira a polaca processada para uma assadeira e leve ao forno baixo (+/- 100° C) por 1 hora ou até secar e ficar como uma farinha. Reserve
Preparações com o peixe

Filés

4 – Depois de dessalgar o peixe, tempere os filés com o sal de bacalhau (polaca processada e seca no forno), coloque-os com a pela para cima numa assadeira untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (250° C) por 20 minutos.

5 – Retire os filés do forno, separe-os em lascas e reserve.

OBS: Descarte a pele e as espinhas e reserve o caldo que se formou na assadeira. Utilize estas lascas e o caldo em qualquer preparação que normalmente se faz com bacalhau (salada, bacalhoada). Para realçar o sabor tempere novamente a preparação com sal de bacalhau (feito acima).

Aparas para bolinho de bacalhau

6 – Cozinhe as aparas dessalgadas numa panela com água fervente por +/- 10 minutos, escorra e desfie.

7 – Numa frigideira coloque 1 fio de azeite e refogue as aparas desfiadas (reservadas acima) até secar. Acrescente ½ cebola picada e 1 colher (sopa) de alho picado e deixe refogar por mais uns 3 minutos. Tempere com o sal de bacalhau a gosto, apague o fogo e utilize na preparação de bolinho de bacalhau
RENDIMENTO: 800 g de bacalhau
TEMPO DE PREPARO: 72 horas para transformar o peixe em “bacalhau” e mais o tempo da preparação que você for fazer

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LOMBO RECHEADO COM MOLHO ESPUMANTE


Lombo Recheado com Molho de Espumante
Deliciosa opção para o seu fim de ano.
ingredientes
• 1 peça de lombo de porco (+/- 1 ½ kg)
• suco de 2 limões
• 2 cebolas raladas
• 4 dentes de alho amassados
• sal e pimenta do reino preta moída a gosto
• 10 fatias de bacon picadinho
• 1 colher (chá) de alho picadinho
• 1 maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha
• 100 g de gorgonzola esfarelado
• 20 g de uvas passas pretas
• 20 g de damasco picadinho
• sal a gosto
Molho de espumante
• caldo que se formou na assadeira
• ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• ½ xícara (chá) de espumante
• ¼ xícara (chá) de uvas passas pretas
• 2 cravos da índia
• 1 pitada de canela em pó
• sal e pimenta do reino preta moída a gosto
modo de preparo
1°- Com uma faca afiada limpe 1 peça de lombo de porco (+/- 1 ½ kg). Tempere-o com suco de 2 limões, 2 cebolas raladas, 4 dentes de alho amassados, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Reserve.
2°- Numa frigideira coloque 10 fatias de bacon picadinho e leve ao fogo médio para fritar por 1 minuto. Adicione 1 colher (chá) de alho picadinho, 1 maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha e refogue bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente 100 g de gorgonzola esfarelado, 20 g de uvas passas pretas, 20 g de damasco picadinho e sal a gosto e misture bem. Reserve.
3°- Com uma faca comprida, reta e afiada e faça um furo no centro da peça de lombo, no sentido do comprimento inteiro, sem furar do outro lado da peça. Retire a faca e volte a furar, no mesmo lugar, mas formando uma cruz.
4° - Pegue um pedaço de cano de PVC (com 2 cm de diâmetro e mais comprido do que a peça de lombo) coloque no furo da peça e vá empurrando e rodando o cano para dentro do lombo até preencher a peça inteira. Retire o cano da peça e coloque o recheio de maçã e gorgonzola dentro do cano.
5° - Coloque o cano com recheio inteiro dentro da peça de lombo.
6° - Pegue outro cano de PVC, de diâmetro menor (1,5 cm de diâmetro e comprimento maior que a peça de lombo) e tampe uma das extremidades com uma rolha.
7° - Coloque o cano com a extremidade fechada com uma rolha dentro do cano com recheio e vá empurrando o recheio para dentro da peça de lombo. Conforme você empurra vá retirando o cano (com recheio) da peça de lombo (como se fosse uma seringa). Faça isso até o recheio preencher toda a peça. Retire o cano.
8°- Numa assadeira coloque o lombo recheado e leve para assar a 180° C coberto com papel alumínio por +/- 2 h. Retire o papel alumínio e deixe dourar por 20 minutos. Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida com molho de espumante.
Modo de preparo do molho
1°- Numa panela coloque o caldo que se formou na assadeira, ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de amido de milho, ½ xícara (chá) de espumante, ¼ xícara (chá) de uvas passas pretas, 2 cravos da índia, 1 pitada de canela em pó, sal e pimenta do reino preta moída a gosto, misture e leve ao fogo médio. Deixe ferver por +/- 10 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sobre Coxas Cremosas

Ingredientes

6 sobrecoxas de frango sem pele (+/- 800 g)
1 tablete de caldo de galinha esfarelado
sal a gosto
1 colher (sopa) de margarina
60 ml de vinho branco (¼ xícara chá)
600 ml de água (2 ½ xícara de chá)
1 xícara (chá) de presunto picadinho (120 g)
2 xícaras (chá) de tomate, sem pele e sem sementes, picados (300 g)
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de orégano
2 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 1 colher (sopa) de água
cebolinha verde picada a gosto

modo de preparo

1°- Tempere 6 sobrecoxas de frango sem pele com 1 tablete de caldo de galinha esfarelado e sal a gosto e deixe marinando por +/- 1 h. Reserve.

2°- Numa panela coloque 1 colher (sopa) de margarina e doure as sobrecoxas em fogo alto por +/- 5 minutos. Adicione 60 ml de vinho branco (¼ xícara chá), 600 ml de água (2 ½ xícara de chá), tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, mantendo a fervura, por +/- 10 minutos. Retire as sobrecoxas da panela e transfira para um refratário. Reserve caldo e sobrecoxas.

3° - No caldo do cozimento das sobrecoxas, acrescente 1 xícara (chá) de presunto picadinho, 2 xícaras (chá) de tomate, sem pele e sem sementes, picados, 2 colheres (sopa) de molho de tomate, 1 colher (sobremesa) de orégano, 2 gemas peneiradas e 2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 1 colher (sopa) de água. Mexa até engrossar (+/- 5 minutos).

OBS.: Caso o caldo de cozimento não chegue a 500 ml adicione água para completar o volume necessário.

4° - Despeje este creme sobre as sobrecoxas reservadas no refratário e leve ao forno alto (250° C) por +/- 15 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, salpique cebolinha verde picada a gosto e sirva em seguida com arroz.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DELÍCIA DE PÃO!!!


ingredientes

PÃO PETRÓPOLIS

50 g de açúcar (¼ xícara de chá)
400 g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
30 g de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15 g)
180 ml de leite (¾ xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto

modo de preparo

1°- Numa tigela coloque 50 g de açúcar, 400 g de farinha de trigo e 1 pitada de sal e misture. Reserve.

2°- Coloque numa outra tigela 30 g de fermento fresco, 1 colher (sopa) de manteiga, 180 ml de leite e 1 ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea. Dica: polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos.

3°- Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm X 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com 1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.

4°- Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.

Delicie-se!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

NÃO COMETA GAFES NA FESTA!!!




A Champagne é a região da França onde se fabrica "o champagne" que você bebe.
Evite dizer: - A champagne está ótima.
Você cometerá uma gafe.
Diga: - O champgne está ótimo.
Fica bem melhor, você não acha?
BOA FESTA!!!

FRANGO RECHEADO COM CREME DE MILHO


ingredientes
Creme de milho

½ xícara (chá) de leite
1 lata de milho com a água
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola picadinha (½ xícara de chá)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e salsinha picada a gosto
1 kg de peito de frango bem picado na ponta da faca e temperado com sal e pimenta do reino

Empanamento

3 ovos batidos
2 xícaras (chá) de flocos de milho quebrados grosseiramente

modo de preparo
Creme de milho

1°- No liquidificador coloque ½ xícara (chá) de leite e 1 lata de milho com a água e bata rapidamente (ou na função "pulsar") deixando alguns pedaços de milho. Reserve.

2°- Derreta 1 colher (sopa) de manteiga em uma panela e refogue ½ cebola picadinha por +/- 3 minutos. Adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo e cozinhe por +/- 1 minuto.

3°- Acrescente o milho batido reservado e deixe cozinhar até engrossar um pouco (+/- 5 minutos). Tempere com sal e salsinha picada a gosto. Retire do fogo e reserve.
Montagem

4°- Pegue forminhas de empada pequenas untadas com azeite, forre o fundo e as laterais com o peito de frango bem picado na ponta da faca (e já temperado com sal e pimenta do reino). No centro das forminhas coloque o creme de milho (reservado acima) e cubra com uma camada de peito de frango picado. Leve ao congelador por +/- 30 minutos para firmar.
Empanamento

5°- Retire as forminhas de frango do congelador, desenforme e empane em 3 ovos batidos e em 2 xícaras (chá) de flocos de milho quebrados grosseiramente. Frite em óleo quente até dourar. Retire e deixe escorrer em papel absorvente. Sirva em seguida.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Brunch de Casamento








Brunch de Casamento

Brunch é um nome originário do inglês. Em casamentos, o brunch é um tipo de recepção que combina pratos e alimentos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch).
* O que servir no Brunch?
O brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco. O bolo de casamento também deve ser incluído. No Brunch de casamento americano, os casais ás vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão. *Espumantes Bons e Baratos
Já vi brunch com mousses salgadas, suflê de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. O menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos. *Brunch combina com cupcake. Cupcake no Casamento

* Qual horário se serve o brunch?
O brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas. Ou seja, casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde. Não é comum, mas já vi brunch ocorrer depois do horário recomendado, no período da tarde.
* Como servir o Brunch?
O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”. Os convidados podem ser servidos por garçom. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades. Ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques (como a famosa mimosa, tradicional no brunch americano, “sunrise”, “bellini”), petiscar as coisas. Esse último não é muito visto aqui no Brasil.
* Mesa para todos no Brunch?
No Brasil sim. Deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, bolo com champagne.

* Qual lugar é feito o brunch?
O brunch é um tipo de recepção mais informal. Por isso, pede lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração.
* Vantagens do brunch
O custo é a grande vantagem do brunch. Tempo mais curto de duração que outras recepções. O casal pode viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. Não é uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”. O acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo). Todos podem jogar conversa de maneira mais direta.
*Quer diminuir os custos do seu casamento? Como Economizar no Casamento?
O brunch é uma forma delicada, charmosa e fofa de recepcionar os queridos convidados para um casamento.
Para noivinhos que amam a luz do dia.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

LEGUMES AO FORNO


Legumes ao Forno.

INGREDIENES:
1 cenoura
1 batata
1Chuchu
! saquinho de queijo ralado
1colher de manteiga (margarina!
Salsa/cebolinha
2 ovos inteiros
1 colher de farinha de trigo
1 ncpo americano de leite
1 cubinho de caldo Knorr de legumes
1 colher de chá de fermento ROYAL

MODE DE FAZER

Cozinhe todos os legumes cortados em tiras na água com sal a gosto ou sem sal.
Num liquidificador, bata o leite, o caldo de legumes, um punhado de queijo ralado, a farinha de trigo, os dois ovos e o fermento ROYAL. [Deixe bater bastante.]
Unte uma forma refratária com manteiga, coloque os legumes cozidos. Por cima, coloque a salsa cebolinha picadinha e depois espalhe um pouco de margarina por cima. Coloque a massa que bateu no liquidificador por cima dos legumes e espalhe entre eles.
Jogue queijo ralado e leve ao forno até que gratine.
Sirva com arroz banco.
BOM APETITE!!!

CARNES A GREGA


CARNES A GREGA

ingredientes
Tempero

¼ xícara (chá) de óleo
1 cebola cortada em pedaços grandes
5 dentes de alho
½ xícara (chá) de salsa
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto

Carnes

3 fatias de bacon defumado
1 file de frango fino (+/- 120 g)
1 carré desossado (+/-150 g)
2 fatias de bacon defumado
1 bife de alcatra (+/- 120 g)
2 linguiças toscanas abertas na horizontal (+/- 200 g)
1 sobrecoxa de frango desossada (+/- 150 g)

modo de preparo
Tempero

1°- No liquidificador bata bem ¼ xícara (chá) de óleo, 1 cebola cortada em pedaços grandes, 5 dentes de alho, ½ xícara (chá) de salsa, 1 colher (sopa) de manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Montagem

2°- Numa assadeira coloque 3 fatias de bacon defumado, lado a lado, em cima do bacon coloque 1 filé de frango fino (+/- 120 g). Passe um pouco do tempero batido (no liquidificador) no filé de frango. Sobre o filé de frango coloque 1 carré desossado (+/-150 g). Novamente passe um pouco do tempero batido no carré desossado e sobre ele coloque 2 fatias de bacon defumado.

3°- Sobre as fatias de bacon coloque 1 bife de alcatra (+/- 120 g), passe o tempero na carne e sobre ela coloque 2 lingüiças toscanas abertas na horizontal (+/- 200 g). Tempere 1 sobrecoxa de frango desossada (+/- 150 g) com o tempero batido, passando inclusive debaixo da pele e coloque sobre as linguiças, de modo que a pele do frango fique por cima da preparação.

4°- Passe um barbante por baixo da preparação e amarre-a pilha para manter a forma. Leve ao forno a 200°C por +/- 45 minutos